O que é uma Landing Page e porque usar uma no seu negócio?

É comum as pessoas se confundirem com o que é uma Landing Page e um site, mas, neste post vamos te revelar tudo a respeito.

Apesar de já termos um conteúdo onde mostramos a diferença de uma Landing Page e um site, neste post o nosso foco será lhe mostrar o porquê você precisa utilizar uma página focada na conversão na sua empresa.

Portanto, se você ainda não sabe o porquê usar uma Landing Page ou o que se refere esse termo, leia esse conteúdo até o final.

Boa leitura!

O que é uma Landing Page?

Landing Page é uma página única que tem como objetivo principal converter os usuários que chegam nela a uma ação.

Apesar de ser muito utilizada dentro do setor de vendas, essa não precisa ser, por obrigação, o objetivo final da empresa.

Na verdade, você pode utilizar uma Landing Page para:

  • Conquistar leads;
  • Guiar o potencial cliente na jornada de compra;
  • Realizar uma venda, etc.

Um dos diferenciais de uma Landing Page a outros modelos de Website é a estrutura.

Ela é feita para levar o lead ou cliente a uma ação, enquanto que um blog ou site é repleto de links que direcionam as pessoas a outros lugares, sem necessariamente focar nas vendas.

Quais são os tipos de Landing Page que existem?

Agora que você sabe o que é uma Landing Page vamos abordar em detalhes quais são os tipos de páginas que existem:

– Landing Page para capturar leads:

As páginas de capturas, como são chamadas esses tipos de Landing Page, são um dos tipos mais comuns.

Aqui, a empresa cria um formulário para que o potencial cliente ofereça dados de contato e em troca ela recebe um conteúdo de alto valor e que irá agregar na vida dela.

Alguns dos recursos mais populares são:

  • Ebooks;
  • Guias;
  • Videoaulas;
  • Webinars, etc.

Com os dados em mãos, a empresa então se prepara para guiar o lead dentro do funil de vendas com o foco em chegar até o final e convencê-lo a comprar o produto.

– Landing Page de agradecimento:

Existem também Landing Page de agradecimento ao cliente por ter realizado alguma ação na página anterior. Essa é, inclusive, uma ótima maneira de nutrir os leads e gerar empatia.

Portanto, assim que um cliente preencher o formulário ou mesmo realizar uma venda, aparece uma Landing Page de agradecimento.

Além disso, a página pode também:

  • Pedir depoimentos e novas provas sociais;
  • Oferecer ofertas com código de desconto;
  • Direcionar um link para o blog;
  • Pedir aos usuários para seguir nas redes sociais.

– Landing Page de vendas:

As páginas de vendas, tem como objetivo exibir o seu produto de uma maneira que o torne atrativo e convença as pessoas a comprarem ele.

Algumas coisas que não podem faltar nas Landing Page são:

  • Depoimentos;
  • Citações;
  • Vídeos;
  • CTAs.

Todos esses itens precisam ser encorajadores para que as pessoas sejam persuadidas a comprar.

Além disso, utilize gatilhos mentais interessantes como urgência, para que os leads se sintam mais propensos a comprar e pensar.

– Página de um produto:

A grande maioria dos sites, como os e-commerces, permitem que as pessoas acessem diversos produtos e ofertas que ele tem disponível.

Porém, se a sua empresa deseja criar uma página específica para um produto que está em promoção exclusiva, por exemplo, é possível criar uma Landing Page.

Muito comum dentro do varejo, esse modelo de página consegue oferecer uma análise completa sobre o produto, desde o seu funcionamento, recursos até o problema que ele resolve.

Por que você precisa de uma Landing Page para seu negócio?

1 – Aumentar as vendas da empresa:

Se você deseja aumentar as vendas da sua empresa é uma ação inteligente utilizar a estratégia da Landing Page.

Ao invés de distrair o seu potencial cliente em uma página com vários menus, propagandas e CTAs de cliques a respeito de produtos que não tem nada a ver, você pode tornar a experiência única.

Com uma Landing Page que tem como foco a conversão, seja na venda de um produto ou na entrega de um conteúdo de valor e, sem nenhuma distração, é natural que as vendas acontecem mais rápido.

Além disso, o usuário entra na página já sabendo que irá ver um único produto, assim, a taxa de conversão tende a ser maior também.

2 – Segmentar melhor o cliente:

Além de conseguir captar o seu potencial cliente, a Landing Page consegue também segmentar melhor esse grupo, de acordo com o perfil e os interesses.

Essa é uma etapa muito importante dentro do processo de vendas, afinal de contas, é ela que irá lhe dizer se o lead está pronto ou não para receber uma oferta de compra.

Neste caso, os leads são classificados por pontos. Quanto mais fundo no funil de vendas ele estiver, mais pontos ele terá.

Assim, fica mais fácil a empresa direcionar os vendedores para as pessoas certas e assim, gerar mais vendas.

3 – Reduz o CAC:

Cada dia que passa os leads e clientes estão mais receosos de entregarem os seus dados a qualquer empresa, por isso, convencê-los do contrário é um trabalho da equipe de marketing e de vendas.

São muitas horas de conversa, entregas de conteúdo de valor e outras coisas para que a empresa consiga manter o contato com o lead e ainda assim obter dados sobre ele.

No final, a empresa tende a gastar demais, pois não teve acesso o suficiente para entender o momento de compra do cliente e ele foi para o concorrente.

Por outro lado, com a ajuda de uma Landing Page a sua empresa consegue obter dados dos clientes através de uma oferta de valor.

Assim, você para de correr atrás dos seus leads e apenas oferece algo para que eles venham até você pegar em troca de dados.

4 – Melhores resultados nos motores de busca:

Uma das premissas das Landing Page é conseguir oferecer para a empresa os melhores resultados possíveis que leve a conversão buscada.

Para isso, as páginas são criadas com palavras-chave específicas, o que ajuda muito na hora de otimizar para os motores de busca.

Assim, a empresa acaba aparecendo para mais pessoas, já que tem um bom posicionamento quando a palavra-chave é buscada.

No final, além dos seus leads tradicionais, a Landing Page é capaz de converter novos usuários que a empresa não esperava.

5 – Aumenta o reconhecimento e percepção da marca:

Ao criar uma Landing Page atraente e criativa, é natural que ela consiga transmitir profissionalismo e seja capaz de agregar valor à marca de maneira geral.

Ou seja, as Landing Page, apesar de serem muito utilizadas para gerar leads, mas também são usadas para fortalecer uma marca e apresentar a identidade visual do negócio.

Quanto mais as pessoas saberem de você, melhor vai ser para o seu negócio como um todo.

6 – Acompanhe os dados de perto:

Outro motivo para você ter uma Landing Page é que as páginas de destino se tornam um dos melhores rastreadores de dados que existem e isso ajuda o seu negócio a saber o quanto os leads estão envolvidos com a empresa.

Assim, você irá saber se os leads baixaram o seu conteúdo ou não e por onde eles navegaram e prestaram mais atenção na sua página.

Além disso, é possível comparar os dados de ofertas diferentes para saber o que está funcionando e o que precisa melhorar.

7 – Praticidade:

Enquanto um site tem como foco trazer informações mais detalhadas sobre a empresa, uma Landing Page nasceu para ser extremamente direta.

Em uma Landing Page você precisa inserir somente os pontos mais importantes sobre o seu produto, sem enrolação, para que o lead tome a decisão de ação naquele momento.

Naturalmente, isso gera praticidade, já que a comunicação é direta e tem como foco direcionar o usuário para a ação final.

8 – Investimento baixo:

Se você for criar uma Landing Page, os valores podem variar, mas, elas sempre serão mais baratas do que um site, claro, pensando na variação de tamanho.

Portanto, tenha em mente que o investimento aqui é baixo e o retorno é rápido, com o foco no curto e médio prazo, de acordo com o tipo de campanha que está oferecendo.

9 – Faça testes A/B:

A premissa do marketing como um todo é errar rápido e corrigir os erros mais rápidos ainda. Para isso, é preciso testar.

É possível criar diversas páginas, mudar apenas alguns detalhes nelas, seja no título, visual, cor, recompensa e conteúdo e ver quais estão gerando melhores resultados.

A chance de testar é, com certeza, um dos benefícios mais interessantes, pois, dificilmente você irá obter os melhores resultados na primeira tentativa.

Por isso que os testes A/B surgem, para te ajudar a identificar onde está errando e como melhorar os seus números.

Eduardo Torres
Eduardo Torres
Estrategista Digital e Designer Web especializado em Landing Pages, apaixonado por Marketing, Empreendedorismo e Tecnologia.

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© 2024 – Eduardo Torres | Curitiba Negócios 
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